domingo, 15 de julho de 2012

Análise - Cruzeiro 1 x 3 Grêmio



Fiquei meio receoso de escrever o título e achar que tinha sido só um sonho. Entrei em mais de 3 sites para verificar a veracidade do placar do jogo e olhei mais de 5x cada gol, cada lance, pra ter certeza do que vi.

Realmente, a atuação do Grêmio hoje foi um sonho.

Toque de bola com qualidade, passagem dos laterais (ok, o Pará continua sem saber usar a perna esquerda, mas ignoremos isso, por ora), zaga segura, ataque efetivo...faz tempo que eu não via o Grêmio jogando dessa maneira...

O primeiro tempo começou normal. O Cruzeiro buscava a iniciativa e o Grêmio segurava, com tranquilidade, o ímpeto do time da casa. Em uma BELA jogada, Kleber recebeu a bola pela direita, esperou a passagem do Elano, e fez um belo passe com o triângulo para que Elano cruzasse e colocasse na cabeça do Marcelo Moreno, Grêmio 1 a 0. Como realista (e, por vezes, pessimista), esperava um massacre cruzeirense e um consequente empate, mas não foi o que aconteceu.

Tony, cumprindo a função de lateral-direito, adiantou a bola, passou pelo zagueiro e cruzou rasteiro, a bola sobrou para Marcelo Moreno que ajeito para o Gladiador tocar para o fundo da rede: INCRÍVEL, Grêmio 2 a 0. Ao final do primeiro tempo, pra variar, a arbitragem viu uma falta de Werley na boneca do Montillo (que não jogou NADA) e acabou sendo expulso pelo segundo amarelo. O segundo tempo prometia ser duro.

Vilson entrou no lugar do Gladiador e o Cruzeiro tentou tirar proveito da vantagem de um homem a mais, consequencia: expôs a zaga ao contra-ataque gremista. Depois de algumas tentativas, Souza, em uma BELÍSSIMA jogada, abriu espaço, tocou para o centro da área e Marcelo Moreno, em dia inspirado, tirou o zagueiro e chutou rasteiro: 3 a 0. O Cruzeiro ainda teve um penalti, convertido por WP, mas que não prejudicou a bela e surpreendente vitória gremista.

Pontos Positivos

GILBERTO SILVA - Já estamos na metade do ano, mas ainda temos um volante improvisado, não me agrada, porém, inegável a bela de Gilberto Silva. Seguro, comandou a zaga e foi muito efetivo na cobertura.

ELANO - Estréia discreta, mas efetiva. Não foi muito acionado no jogo, mas quando foi, deu um belo cruzamento para Marcelo Moreno. Junto com Zé Roberto, Elano pode, sim, agregar qualidade ao meio-campo.

SOUZA - Baita partida. É um jogador que tem qualidade na saída de bola e hoje, fez o que falta ao time do Grêmio: drible. Conduziu a bola pelo lado esquerdo, pedalou e tocou para o centro da área. Se, de fato, o problema de suas más atuações era o posicionamento do jogador, parece que Luxemburgo achou o seu lugar.

ZÉ ROBERTO - Comandou o meio-campo, é um jogador inegavelmente diferenciado. A sequencia lhe tem sido favorável e Zé Roberto começa a ser aquilo que o torcedor esperava.

KLÉBER - Incansável. Movimentou-se por todo o campo, buscou o jogo e, finalmente, fez o seu primeiro gol depois de sua volta da lesão. Está readquirindo ritmo e logo voltará a ser o Gladiador do início do ano.

MARCELO MORENO - Recuperou-se da péssima atuação diante do Santos e foi o que se espera de um camisa 9: efetivo. Continua atrapalhado, pisa na bola, mas fez 2 gols e é isso que importa.

Com toque de bola qualificado, os gols saíram com naturalidade. O próximo desafio é o Sport, no Estádio Olímpico, e se o jogo de hoje não foi uma exceção, a tendência é que nos aproximemos ainda mais da ponta da tabela.

Na próxima análise, iremos estrear a Cotação dos jogadores do Grêmio na rodada, aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário