domingo, 1 de julho de 2018

Coletividade sem liderança

Nesse último mês muito tem se comentado sobre os times “capitaneados” pelos craques Messi e Neymar e o peso deles sobre os resultados obtidos por suas Seleções. Ambos estão sendo responsabilizados pelos erros e acertos do coletivo de seus grupos como se fossem líderes e exercessem esse papel de fato, mas notadamente não são.
Seria possível um grupo de pessoas que lutam pelos mesmos ideais chegarem aos seus objetivos sem uma liderança definida? Não confunda liderança com organização, pois sem organização com cada indivíduo tomando decisões e agindo ao seu jeito, certamente os resultados esperados jamais seriam alcançados no tempo necessário.

Liderança técnica não é o mesmo que ser líder de um grupo. Não é porque você é muito bom no que faz que conseguirá exercer o papel de liderança sobre os demais, é necessário agir e ter características para ser reconhecido e aceito como tal pelos outros.
Nesse contexto, acredito que muita injustiça acaba sendo feita pela opinião pública e principalmente pela imprensa, uma vez que esses jogadores não podem e não devem ser cobrados por algo que jamais foram e provavelmente nunca serão: líderes. Eles não possuem características e provavelmente não querem ser, pois quando pressionados demonstram queda de rendimento e desiquilíbrio emocional aparente.

A forçação de barra é tão grande que podemos ver Messi chamando os companheiros na frente das câmeras para dar instruções, visivelmente desconfortável por ter que assumir o papel, os outros jogadores apenas escutam, mas não esboçam nada. Palavras só possuem valor quando vindas de quem dá valor a elas. Messi não é líder, mas é o melhor tecnicamente deles. Quando tenta fazer o papel de algo que não é por obrigação, acaba se sobrecarregando e perdendo capacidade de exercer aquilo que mais sabe, jogar futebol em sua plenitude.

O mesmo é visto no Brasil, com Neymar sendo cobrado da mesma forma e agindo como uma criança mimada, porque ele sequer sabe como um líder deve agir e nem deveria saber, porque ele não é um. O desiquilíbrio emocional, tomadas de decisão erradas e a fuga de entrevistas são a amostra de que realmente não se pode desenvolver um papel de algo que não é.

Brasil e Argentina pecam na mesma dose por culpa dos seus comandantes. Sampaoli que não consegue comandar a própria seleção, obviamente não possui autoridade alguma para delegar esse papel a alguém. A Argentina é um amontoado de bons jogadores do meio pra frente, que age da forma como eles querem, com facções de pensamentos diferentes entre os próprios jogadores, mas que disfarça para as câmeras que Messi os lidera para tirar o peso das costas dos demais. Esse é o preço por ganhar mais, ser o mais conhecido e não conseguir decidir sozinho (algo impossível atualmente em um esporte coletivo). No Brasil, Tite fala muito e acerta pouco na questão administrativa organizacional do grupo. Fazendo rodízio de capitães nos jogos, acaba promovendo um grupo sem referências, de garotos que choram e não sabem para quem recorrer dentro do campo. Quando algo não sai como desejado, podemos ver que todo grupo se contamina e notamos 11 Neymares em campo. Ele não é líder, mas foi eleito pela opinião pública, por ser o expoente técnico e/ou por ganhar mais e assim tacitamente os seus companheiros sem saber para onde correr, também o veem como líder. Um erro, mas que não é corrigido por ninguém e na omissão de Tite, cada vez se consolida mais.

Saindo do futebol e indo para o seu dia a dia, você se vê liderado por alguém? Você é líder? Você é cobrado como um, mas não tem as características?
Agora antes de criticar uma pessoa que está fazendo errado esse papel, tente entender: será que ele não foi colocado por alguém de forma errada nessa posição? Quantos Messi e Neymar temos em posições que não estão preparados para exercer?
Porque ninguém aborda o tema de forma científica? Até quando ignorarmos os princípios de gestão e pensarmos no pensamento mágico de que algum salvador irá solucionar tudo no acaso, nada irá funcionar, seja no futebol, seja na sua casa, na sua empresa ou na política.

Saudações Tricolores
@Tiago_A77aque

Nenhum comentário:

Postar um comentário