quarta-feira, 18 de julho de 2012

Tcheco - O adeus do capitão

Vice Capitão América

Tudo chega ao fim, com 36 anos Anderson Simas Luciano anunciou oficialmente em caráter irrevogável sua despedida dos gramados e deverá ser confirmado como dirigente do clube que defende atualmente, o Coritiba.

Tcheco, o Zizou dos Pampas, falso lento ou até Pirlo como foi chamado por dirigentes do Grêmio na época, carregou deslealmente o pesado fardo de não conseguir ganhar títulos, logo em um time tão necessitado de conquistas.Talvez se tivesse passado por aqui em outras épocas, marcaria sua carreira com glórias pelo time Tricolor Gaúcho, pena que pegou a época das vacas magras, o pós Aflitos.

Tcheco representou momentos bons e outros nem tanto. Marcado por altos, porém sem títulos de expressão, e baixos quase que depressivos (apáticos). Representou o amor descontrolado e descabido de alguns que o consideram até hoje como ídolo e o quase ódio de tantos outros que acham que isso é um desrespeito com  grandes campeões marcados na história do clube.

Tcheco fez com que uma geração de torcedores mais jovens que não puderam vivenciar os anos de glória dos gremistas do passado, tivessem uma ideia de jogador símbolo, do cara que veste a camisa de verdade, que se diz tão torcedor quanto o da arquibancada. Ele sempre honrou o manto, mesmo quando não tinha mais pernas, quando as constantes lesões no púbis o atrapalhavam, quando já estava fraco tecnicamente, quando já mudava de cor (ficava mais amarelado) tamanha era a pressão sobre suas costas.

Quem não lembra da imagem de Tcheco após o jogo que muitos já davam como perdido para o Palmeiras em 2008? A imagem dele chorando, eu me vi no rosto dele assim como todos os gremistas. Bonito de ver um gol com tanta emoção e vibração, um gesto praticamente de um torcedor.
Pena que mais uma vez o destino brincaria no futuro com os sentimentos dessa torcida que se cruzam com o de Tcheco... Mais uma vez todo esforço foi jogado fora e o vice campeonato foi o nosso resultado final.

Talvez aí exista a explicação do porque tantos falam que Tcheco é a personificação do Grêmio. Nessa década eu concordo, Grêmio e Tcheco tem tudo a ver, realmente quando eu olho para o Tcheco  eu vejo o Grêmio e vice versa. Nos falta titulos, sempre bate na trave, apesar de todo trabalho e da boa vontade não temos taças no armário.

Tcheco era e é muito mais que um jogador, é uma figura humana incrivel, um cara legal, diferenciado dos demais jogadores do cenário atual. Ele é uma figura do bem!
Pena que não conseguiu se sagrar campeão e deixou os gramados com essa estirpe.

Tcheco não era o único motivo das nossas derrotas, muito menos foi o simbolo das vitórias. Portanto não é vilão, muito menos ÍDOLO, foi apenas mais um guerreiro.

Parabéns pela carreira e vá em paz, Tcheco! Que tenha muita sorte como diretor executivo!

Opinião do leitor

O @giordanoo que é nosso leitor, me enviou um texto que ele fez sobre o que pensa do ex jogador Tcheco:


Tcheco jogou no Grêmio de 2006 até 2009. Chegou no clube com a incumbência de ser a referência, o camisa 10. No primeiro ano a lesão no púbis comprometeu o seu futebol, jogou muito pouco, ficando fora das finais do gaúchão contra o inter (talvez se ele tivesse em campo, com a sorte que tem...). No decorrer do ano teve regular participação, principalmente no campeonato brasileiro, começando a demonstrar o seu despreparo emocional, sendo expulso em jogos importantes. 


Em 2007 ganhou o posto de capitão da equipe, mas as lesões continuaram lhe prejudicando, fazendo que participasse pouco da Libertadores 2007. Mesmo assim fez gols importantes no olímpico. Pena que era inerte fora dele, dando seus primeiros sinais de que se escondia nas decisões. Ao final da fatídica libertadores, Tcheco ficou um longo período parado por lesão, passando a sua camisa 10 ao Diego Souza. O Grêmio ascende e encosta nos líderes, ganhando inclusive Grenais. Tcheco volta, novamente com despreparo emocional, sendo expulso em partidas importantes. Grêmio caí de produção e fica fora da libertadores 2008. 


Desgastado, Tcheco saí do clube. Retorna em meados de 2008 onde tem sua mais regular passagem pelo Grêmio, principalmente por não ter lesões. Mas novamente Tcheco demonstra despreparo emocional e que não consegue chamar a responsabilidade nas decisões. Após a temerária partida Cruzeiro 3 x 0 Grêmio, onde o capitão novamente se mostrou inoperante, o técnico Celso Roth comunica a imprensa que conversará com Tcheco sobre o seu comportamente em decisões. 

Em 2009, o capitão teve seu pior ano no clube, não conseguindo jogar bem, aparentemente sem o preparo físico ideal, e novamente não correspondendo nas decisões, como na semi-final da libertadores contra o Cruzeiro. No decorrer do brasileiro chegou a ir para a reserva, devido ao seu fraco rendimento. Ao final, se desentendou com Paulo Autuori quando o mesmo mencionou que queria jogadores vitoriosos no clube.
Tcheco foi o jogador mais superestimado do Grêmio nos últimos anos. Não ganhou títulos, fraquejou em todas as decisões que disputou e teve várias expulsões inadmissíveis. Ganhou o respeito da maioria apenas por se dizer gremista, beijar símbolo e chorar na comemoração de gols (dos outros). Dentro de campo não foi um camisa 10 a altura do Grêmio, não chamava a responsabilidade para si, prejudicando o clube com a sua inoperância em decisões. Se aposentou como um jogador qualquer, um jogador sem títulos, sem brilho, assim como Perea, Tuta e tantos outros que passaram pelo Grêmio sem contribuir em nada.


Opinião forte! Tu gremista, concorda com isso?




Planejamento? Pra quê? Isso é pra louco!


Como já de costume, a pedra já estava cantada por muitos. Após esperar semanas, sabendo que o encerramento da janela de transferências está cada vez mais perto, arrastava-se uma negociação com o ex colorado Rafael Sóbis, mesmo sabendo de todas eventuais dificuldades para obter sua contratação, e o resultado da negociação todos já sabem... Grêmio anunciou hoje oficialmente sua retirada do negócio.

O problema não era nem desistir do atleta por ter que pagar 4 milhões pelos seus direitos, acho isso muito acertado  tendo em vista que o atleta não vale isso. O problema foi ficar esperando todo esse tempo
para chegar a conclusão óbvia, que o negócio não deu certo. Sem ter uma carta na manga, sem ter um plano B já encaminhado, pois estamos nas vésparas do término da janela de transferências.

Esse filme não é novo, com certeza quem acompanha o Grêmio nos últimos tempos sabe que isso já era o caminho natural das coisas, infelizmente muitos gremistas com que eu conversei e inclusive eu já tínhamos cantado essa pedra. Infelizmente esse é o planejamento do nosso Grêmio. Aliás, existe planejamento?

Agora como num passe de mágica, os mesmos que afirmavam que precisávamos mais do que nunca de um atacante, pois trocamos o Miralles que é da posição por um meia e não tivemos a devida reposição, irão dizer que o grupo é qualificado e não precisamos mais. Do dia para a noite a análise muda e a tal convicção se evapora...

Odone e Pelaipe, que muitos tem a cara de pau de apoiar, sim nesse últimos dias tenho percebido pelos grupos em redes sociais que muitos apreciadores de Odone tinham voltado após uma vitória fora de casa e com a notícia do término do condomínio dos credores (que o Duda ajudou e muito), OPORTUNISTAS baratos que agora deverão sumir junto com a ilusão dos coitados que acreditavam em grandes reforços. Porém tenho que agradecer ao Sr Presidente por acabar logo com a ilusão de quem acreditava em nomes de "peso" no Olímpico, pois pelo menos assim nos poupamos de ficar até sexta-feira esperando alguma contratação milagrosa. Para ambos, nosso grupo é um dos melhores do brasileirão, mas não é isso que vejo quando olho para o banco de reservas e vejo Marquinhos, André Lima e Leandro como soluções.

Única coisa que essa direção não nos enganou foi quando falaram que íamos brigar por uma vaga na Libertadores esse ano, realmente é o que irá acontecer, agora ficou sacramentado que nossa única ambição é essa! Síndrome do cobertor curto, enquanto os mesmos homens estiverem no poder, essa será nossa sina. Está aí a receita para não ganharmos títulos! Essa direção sabe como ninguém.


Duas semanas e DOIS MIL acessos

Mais uma vez, tenho muito a agradecer a vocês pelos 2 mil acessos que tivemos nessas duas semanas de vida do humilde bloguinho.

Contamos sempre com a presença de vocês, queremos suas críticas, sugestões e obviamente os elogios!

Muito obrigado ao leitor  que foi comprovadamente o acesso número 2000!

Votem na enquete ao lado e nos ajudem a definir o nosso futuro!

Críticas, dúvidas e/ou sugestões 




Nenhum comentário:

Postar um comentário